Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ENVIADAS A SER EUCARISTIA NA MISSÃO






Na vivência do Amor nos tornamos “Sinal da Eucaristia,” testemunhas de que Ele está vivo no meio de nós. O “vede como eles se amam” é o grande anúncio do Evangelho, de que é possível relações novas, onde todas/os são companheiras/os de caminhada, irmãs/os, discípulas/os de Jesus, anunciando e vivendo os valores do Reino: acolhimento, partilha, serviço, gratuidade, solidariedade, perdão, misericórdia, comunhão. O Amor gera a alegria de viver.
Somos portadoras de vida - Nosso rosto de mulheres consagradas, deve revelar
que estamos de bem com a vida. A felicidade é comunicativa.  Se ser filha e ser irmã, me dá alegria, me faz feliz, quero que outros façam a mesma experiência. Isso é missão; é ressurreição, é comunicar vida. O que nossas comunidades religiosas e eclesiais mais precisam é de animadoras, guardiãs da vida, geradoras de esperança no espírito revolucionário do “Magnificat,” pessoas de gratuidade, neste mundo do lucro, do consumismo, da competição, desigualdade, injustiça, violência e desamor.
         Projeto Eucarístico – Projeto Missionário – Nossa vocação é em primeiro lugar para a missão. Devemos ser pessoas apaixonadas pelo Reino. Missão antes de ser tarefa é essência, que dá identidade à Igreja. A Igreja existe, foi e é enviada para ser missionária. “A missão vem de Deus, porque Deus é Amor, um amor que não se contém, que transborda, que sai de si. Missão é essência de Deus, diz respeito ao que Deus é. A missão da VRC tem como finalidade manifestar  a missão de Deus” (Estevão Raschietti, sx). O que é a Eucaristia senão o Amor que não se contém, que transborda, que é essência gratuita de Deus-Amor em Jesus? Nós somos enviadas/os, pela nossa vocação, a ser Eucaristia, a anunciar a gratuidade do Amor de Deus, na prática de Jesus; nos aproximando dos pequenos e excluídos para comunicar vida: solidariedade, compaixão, esperança...
       “Crer, Ousar e Partir” – Lema do Centenário da chegada do Padre Júlio ao Brasil, certamente, inspirado no seu testemunho. Gostaria de partilhar com vocês a reflexão sobre estes três verbos, que devem ter norteado a nossa caminhada. É um lema provocador. Traz um conteúdo muito rico, que pode nos ajudar a dar novos passos na nossa missão.
            Crer – Seguir o caminho do Discipulado, abertas/os à experiência de Deus em Jesus de Nazaré, aprendendo com Ele a viver a paixão pelo Reino. Poder dizer como São Paulo: “Sei em quem acreditei.” É a fé que nos dá coragem diante da cruz que carregamos. Ela nos dá a certeza de que não estamos sozinhas/os; Ele vai conosco.
            Ousar – É atitude de profeta: anuncia e denuncia. Não se cala diante da injustiça. Defensor da vida, denuncia tudo o que vai contra ela. A pessoa ousada carrega no coração a audácia dos mártires, o “fogo devorador” da paixão por Deus e pelo Reino. Tem coragem de avançar, de vencer os limites, de correr o risco por causa do Reino de Deus.
            Partir – Decidir caminhar, romper barreiras e limites, desprender-se; abraçar o novo, o desconhecido; acolher a dinâmica do Reino, que abarca a itinerância, a inquietude missionária. Partir é um convite à conversão, à mudança, à transformação.
Nosso lema é um Projeto de Vida; um convite ao Discipulado, ao Seguimento de Jesus. Que o Espírito Santo nos anime nesse caminho!...
                                                                                                          Irmã Zely de Paula - sdn

Nenhum comentário:

Postar um comentário