Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

QUEM É A PESSOA HUMANA?




Cada uma/um de nós tem que descobrir a sua própria canção, descobrir a sua unicidade e ser reconhecida nessa sua unicidade. Pensar no ser da gente é entrar em relação com a natureza.
O ato de admirar fala da nossa competência de criar. A beleza, o bem, o sagrado, pode salvar o mundo.
Há pessoas que nunca foram pensadas, desejadas, e estão por aí. Sobrevivendo! Pensar o que eu gosto. O que me agrada. O que me atrai... Cada pessoa precisa ter o seu idioma pessoal. 
Toda pessoa que nasce, precisa absolutamente do outro. Quando falamos, queremos ser ouvidas. A dimensão humana está além de mim.
Ética, compreende o respeito ao outro. Defesa da singularização do outro.
Quem é a pessoa humana? Qual é a sua condição? Hoje, é preciso lutar para compreender a experiência humana. 
A definição dos dois conceitos, o ôntico em oposição ao ontológico, nos ajuda a compreender melhor o humano que somos.
O ôntico me convida a pensar quem sou, na missão que tenho neste mundo, e o porquê existo. Está diretamente relacionado ao ente, à sua existência concreta.
O ontológico é pensar onde estou. A essência comum de cada ser existente. Diz respeito à natureza geral do ser.
Homem (não o gênero masculino) significa uma pergunta ambulante no sentido existencial. O homem é possibilidade de compreensão. Nós nascemos com uma capacidade de compreender o que é anterior ao que sabemos, e ao que aprendemos.
Quando alguém senta e fala com alguém, e é ouvida, se sente reconhecida. A nossa responsabilidade é com a gente e com o outro. Como ajudar a todas nós a cuidar da vida, do psíquico, do afetivo? Como ajudar aquela que está próxima de nós a se cuidar e a cuidar da outra?!
Nós acontecemos em comunidade, mas, ao mesmo tempo, somos solidão. Há uma solidão insuportável em todo ser humano... Ninguém é capaz de preencher este vazio dentro de nós. Somente Deus!
Irmã Ruth Mattos de Moraes - sdn

Um comentário: