Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SIMPÓSIO VOCACIONAL



Em Belo Horizonte, MG, na Casa de Retiro São José, aconteceu nos dias 16 a 18 de maio de 2014, o SIMPÓSIO VOCACIONAL DO BRASIL com o tema: “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!” Mais de 150 participantes dos Regionais Leste 1 e Leste 2 (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro).
A ideia da realização deste Simpósio surgiu durante uma das reuniões do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), que já tem a prática de realização de simpósios anuais com membros associados. Durante a 9ª reunião conjunta da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC-CNBB), em Aparecida, SP, de 17 a 20 de outubro de 2011, a proposta foi apresentada e acolhida.
Este Simpósio teve como objetivo aprofundar a questão vocacional, em razão dos 50 anos do Dia Mundial de Orações pelas Vocações e dos 30 anos do primeiro Ano Vocacional no Brasil. Foi um evento realizado simultaneamente, nas cinco macrorregiões Pastorais do Brasil: Sul, Leste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, por meio de videoconferência.

Dom Frei Dario Campos, Bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, ES, re-ferencial da PV-SAV no Leste 2, acolheu todas/os participantes incentivando-os nesta missão exigente e muito bonita! Vejam algumas provocações feitas por ele: “Para chamar alguém é preciso ser uma pessoa alegre e apaixonada por Jesus. Estar convencida disso. Uma pessoa triste e desencantada não contagia ninguém. É preciso ter coragem de chamar. Do jeito que estou vivendo a minha vocação serve de um convite para outros ou um afastamento? Sou um/a animador/a vocacional ou estou nesta função? O que preciso mudar em minha vida para animar outras pessoas? Nossa pedagogia deverá ser a mesma de Jesus, conduzir a pessoa para Deus. O chamado precisa ser em muitas das vezes, um chamado pessoal. Apaixonar-se pelo Senhor todos os dias. Transmitir esta paixão com alegria e com uma vida feliz que provoque uma experiência com Aquele que nos chama”.

Dom João Justino, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresentou conferências com os temas: "Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!" E; Na comunhão com Ele, enviados para a grande missão!
Alguns fragmentos de suas conferências: “Jesus coloca a pessoa no centro com o objetivo de fazer dela uma pessoa livre e feliz. Não apenas estar, mas ser animadores vocacionais. Eu vivo deste modo. Meu estilo de vida é este. É por aí que chegaremos a uma cultura vocacional. Em virtude do nosso batismo tornamo-nos missionários! A nova evangelização exige um novo protagonismo. A missão revela a comunhão. A experiência mais forte na Bíblia é o do Êxodo - o Deus libertador. Só depois iremos ao Deus Salvador que nos criou por um grande amor. Jesus invisível em sua divindade tornou-se visível em nossa carne (prefácio do Natal). O Evangelho provoca em nós uma transformação, uma conversão, um novo estilo de vida. Três grandes atitudes missionárias: Diálogo, Crítica-profética e Testemunho de vida até a morte. O mistério da comunhão nos leva para dentro da Trindade. Comunhão gera missão e a missão está a serviço de Deus”.

No final do Simpósio foi elaborada uma carta compromisso, com o resultado dos trabalhos em grupos. Ficou assim este compromisso:
CARTA COMPROMISSO DO SIMPÓSIO VOCACIONAL

Ao Povo de Deus nas Igrejas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro,
a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai! (Cl 1,2)

“Senhor, chamaste-nos? Eis que aqui estamos! Chamaste-me, Senhor, aqui estou!”. Nós animadores e animadoras vocacionais dos Regionais Leste 1 e 2 da CNBB, reunimo-nos em Belo Horizonte de 16 a 18 de maio de 2014 para o Simpósio Vocacional do Brasil. Viemos de 35 Dioceses de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Contamos com 02 bispos, 19 padres, 02 diáconos permanentes, 50 religiosos(as) e 80 leigos(as) totalizando 153 participantes. 
“Eu disse sim, ó Senhor! Eu disse sim por amor! Pronto para ir eu estou para uma grande missão!”. A partir deste refrão do hino do simpósio se evidenciou a razão do evento: refletir sobre a cultura vocacional e a importância de favorecer a articulação da PV-SAV e estimular a formação das EVPs.
A partir do tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!”, valemo-nos do itinerário proposto pelo Papa Francisco para a vivência da missão e da comunhão “primeirear, envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar” (EG 24), contemplando na dinâmica do êxodo e do dom, a alegria do evangelho.

Seja como for, todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor, que, sem olhar às nossas imperfeições, nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida. O teu coração sabe que a vida não é a mesma coisa sem Ele; pois bem, aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros. A nossa imperfeição não deve ser desculpa; pelo contrário, a missão é um estímulo constante para não nos acomodarmos na mediocridade, mas continuarmos a crescer (EG 121).

Desta forma, vencendo as tentações contra a missão e dispostos a avançarmos na comunhão, abraçamos como compromissos do simpósio:

- Superar o individualismo procurando efetivar a pastoral de conjunto, especialmente com a Pastoral Familiar e a dimensão bíblico-catequética;

- Estimular a formação vocacional permanente para padres, seminaristas e lideranças das pastorais, movimentos, congregações e institutos seculares;

- Reconhecendo que a Igreja é toda ministerial, organizar a PV-SAV, por meio do diálogo e do respeito, tendo como fundamento a comunhão trinitária;

- Conhecer e valorizar os subsídios já existentes nos regionais e colocá-los em prática nas paróquias, vivendo na própria realidade o estado permanente de missão.

Sabedores de que todo serviço eclesial tem uma dimensão vocacional, queremos ajudar todos os setores da Igreja a compreenderem esta dimensão e a não se descuidarem dela, colocando permanentemente as vocações na agenda de cada comunidade. 
“Na Comunhão com Ele, enviados para a grande missão”, pedimos ao Senhor da Messe que seja feita a Sua vontade assim na Terra como na Trindade. Amém. 
                                                 
Belo Horizonte, 18 de maio de 2014.

Organizadora do texto Irmã Maria Aparecida Rosa - sdn













Nenhum comentário:

Postar um comentário