Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DEUS NOS CHAMOU À VIDA E NOS DEU UMA VOCAÇÃO!




No dia 17 de agosto de 2014, as Irmãs Teresinha Carvalho, Maria Aparecida (Cidinha) e Ágna (Postulante), estiveram presentes em uma tarde de encontro, junto às Comunidades: dos Barbosas, Sapé e Capituvas, todas da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Coqueiral, MG.  Estavam também conosco, um grupo de Adolescentes e Jovens da Infância Missionária, da Cidade de Boa Esperança, MG.


O encontro em si, já é uma alegria! E este, ofereceu-nos uma oportunidade a mais, de refletirmos sobre a vocação que Deus nos deu. Esta palavra, VOCAÇÃO parece assustar os jovens, pois, a maioria entende que vocação é para o casamento, ser Irmã ou Padre. Tudo bem. Essa maneira de pensar está correta. Mas, vocação é muito mais do que isto! É o chamado de Deus primeiramente à vida, depois, quando nos depararmos com o tempo certo de fazer nossas escolhas, momento exigente e importante da nossa vida, Deus nos confirma na vocação específica já recebida no batismo. Através das vocações Deus realiza em nós e por nós, sua promessa “Eu estarei com você”, por isso, nem todas/os são chamadas/os a viverem a mesma vocação e nem receberam de Deus os mesmos dons, talentos e habilidades. Vocação é Dom de Deus, em vista de uma Missão.

VOCAÇÃO RELIGIOSA - As/os Religiosas/os são mulheres e homens que ouviram um dia o chamado de Deus  para colocarem suas vidas a serviço, em total entrega a Deus e às pessoas. Esse dom recebido do Espírito Santo, torna a pessoa  apta a  realizar determinada missão, numa atitude de escuta contínua a Deus, a fim de fazer à sua vontade. Ex.: São as Irmãs de caridade ou Freiras, isto é, o mesmo que Religiosas na linguagem atual. Irmãos e Padres pertencentes a uma Congregação ou Ordem Religiosa.



VOCAÇÃO SACERDOTAL - A vocação para o Ministério Ordenado é o chamado de Deus para santificar, coordenar, animar e formar o povo de Deus. O Padre, Bispo e Diácono é alguém que Deus chama do meio do povo e de novo o envia para trabalhar no meio do povo. Ele é o animador espiritual da comunidade. Ele pode ser Religioso ou Diocesano.

OS CRISTÃOS LEIGOS - São aquelas e aqueles que fazem do seu trabalho e da sua vida, uma celebração contínua. Prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana. Trabalham com prazer e alegria. Esforçam-se para viverem o Evangelho de Jesus. São pessoas casadas ou solteiras.
Somos cristãos e batizados. Um dia, nossos pais e padrinhos nos levaram à Igreja, onde recebemos o batismo e nos tornamos filhas e filhos de Deus. Desde aquele dia pertencemos à Igreja e recebemos a missão de nos tornarmos membros vivos, atuantes em nossas comunidades.

Ser leiga ou leigo na Igreja significa, assumir o Batismo e não ser simplesmente mais um na comunidade cristã. Mas, com a sua participação e comprometida/o com a sua fé, torna-se Luz que ilumina todas as situações obscuras que se apresentam no caminho da vida. Ex.: ser catequista, ministra/o, coordenadora/or, cantora/or...

Leigas Consagradas: São mulheres casadas ou solteiras que fazem uma consagração especial a Deus, vivem em família ou sozinhas. São diferentes das religiosas que fazem sua consagração por meio dos Conselhos Evangélicos (castidade, pobreza e obediência) e vivem em Comunidade, numa disponibilidade permanente para a missão.


Neste encontro, através de reflexões e encenações, partilhadas com as comunidades, trabalhamos os textos bíblicos que contam para nós a vocação de Abrão, Moisés e Jeremias. Seguem os Capítulos e Versículos que destacamos.  

“Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. Mas eu respondi: “Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem”. [...] Então Javé estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: “Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca...” (Jr 1, 5 - 7a; 9).

Moisés estava pastoreando o rebanho do seu sogro Jetro, sacerdote de Mediã. Levou as ovelhas além do deserto e chegou ao Horeb, à montanha de Deus. O anjo de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia [...] Javé viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou” [...] Javé disse: “Eu envio você ao faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. Então Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?” (Ex 3, 1 - 2. 4. 10b - 11). Moisés insistiu com Javé: “Meu Senhor, eu não tenho facilidade para falar [...] Javé replicou: “Quem dá boca para o homem? Quem o torna mudo ou surdo, capaz de ver ou cego? Não sou eu, Javé? Agora vá, e eu estarei em sua boca e lhe ensinarei o que você há de falar” (Ex 4, 10a; 11 - 12).

A primeira grande história de vocação na Bíblia e a vocação de Abraão. Abrão é chamado o pai da fé. Ele é chamado, acredita, deixa o seu povo e parte para o desconhecido. Sai da tua terra, do meio de teus parentes, da casa de
teu pai, e vai para a terra que eu lhe mostrarei. Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma benção [...] Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas". Abrão partiu conforme lhe dissera Javé. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abrão levou consigo sua mulher Sarai, e seu sobrinho Ló. (Gn.12,1 - 2; 3b - 4).


Você já deu tempo ao seu coração, para compreender qual é o chamado que Deus está desejando lhe fazer?
O grande segredo para saber para qual vocação Deus nos chama é simples – ESCUTAR O CORAÇÃO. E, não ter medo de arriscar-se em Deus.
Irmã Maria Aparecida Rosa, sdn



Nenhum comentário:

Postar um comentário