Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020






MISSÃO DA ESCOLA SACRAMENTINA
Oferecer serviços de educação escolar, vivenciando fraternidade, justiça, solidariedade, partilha, ousadia e alegria, com excelência pedagógica e responsabilidade socioambiental.

PEQUENO HISTÓRICO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA

        “Sob o olhar e a ação do vibrante e audacioso missionário, Padre Júlio Maria de Lombaerde, que chegou à cidade em março de 1928, nasceu o Colégio Santa Teresinha.

Fundado no dia 11 de fevereiro de 1930, por Pe. Júlio Maria de Lombaerde, o Colégio Santa Teresinha teve como primeira Diretora a Madre Maria Beatriz Frambach, co-Fundadora da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.

Alguns líderes da cidade, nesse tempo, viram no Pe. Júlio um grande adversário, que devia ser afastado. E foram muitas as perseguições, embargos, calúnias...

A Diretora enfrenta o desafio e dá início ao curso. Começam, então, as providências para encaminhar à Secretaria da Educação o pedido de reconhecimento do Curso Normal. Mas, algumas tramas junto ao alto escalão político do Estado, impediram a aprovação do curso. E as dificuldades começam. Sempre faltava um documento. 

Entretanto, a Escola crescia em número de alunas e o sonho de todas era o Curso Normal.
Madre Beatriz foi à Secretaria da Educação em Belo Horizonte, para que o decreto fosse assinado. Aí se confirmou o motivo da dificuldade na aprovação do curso: pessoas influentes que colocavam empecilhos à atuação do Pe. Júlio Maria. 

Enfim, no dia 22 de fevereiro de 1933, o Curso Normal, do Colégio Santa Teresinha estava reconhecido; vitória festejada pelos amigos, pais, alunas e professores; derrota e tristeza daqueles que tudo fizeram para impedir essa conquista”. (Extraído do livro : Madre Beatriz - Itinerário Existencial, Vontade de Deus - Ir. Zely. de Paula, sdn)

Hoje, o Colégio Santa Teresinha atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Com sua ampla e majestosa estrutura, inova a cada ano, buscando parceria com excelentes Sistemas de Ensino, realizando projetos inovadores e oferecendo múltiplos espaços de aprendizagens fundamentadas nos valores humanos, cristãos e no cuidado pelo Meio Ambiente.
Assim, Tradição e Inovação se integram.

É a única escola filantrópica da região certificada pelo MEC e possui o selo da Escola Legal, fornecido pelo Sindicato das Escolas Particulares de MG.

Optamos por uma Educação Integral. Chegamos aos 90 anos! Bodas de Álamo! Álamo é uma árvore resistente que, para chegar a essa condição, passa por várias fases, nas quais vai se fortalecendo. É apreciada por sua beleza e pela sombra que proporciona.

Assim, o Colégio Santa Teresinha segue contribuindo na Educação de Manhumimirim e Região.”

CST: Lugar de gente feliz! Eu confio!

Irmã Maria do Carmo Lopes - Diretora  
Manhumirim, fevereiro de 2020


















Um comentário: