Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

EUCARISTIA – VIDA PARA QUEM CRER

     
            Jesus nos preparou a Eucaristia. Seus gestos, atitudes, ensinamentos, os sinais que  realizava, iam fortalecendo a fé dos discípulos.    
A multiplicação dos pães é narrada pelos quatro evangelistas. Mateus e Marcos citam duas, Lucas e João uma. Vejamos em João o que o fato provoca: (Jo 6, 22-69). Jesus tinha acabado de multiplicar os pães e os peixes para a multidão que, fascinada, ia atrás d’Ele.
            Atitude do povo - Vejamos o comportamento da multidão beneficiada pela partilha dos pães e dos peixes. Vai atrás de Jesus, não levada pelo compromisso, mas, porque foi saciada. Querem que o passado se repita: lembram o maná no deserto - (Ex 16, 1- 22). 
E hoje, nosso povo não está buscando a religião para solução de problemas materiais, como pronto-socorro?...Também na nossa Igreja não está acontecendo isso?...
            Jesus aponta o caminho - Jesus  alerta aquela gente  e a  nós  hoje: “Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas, pelo alimento que permanece para a vida eterna.” Jesus indica o rumo certo: buscar o sentido maior da vida, o espiritual, o transcendente. Libertar-se dos esquemas do passado. Fidelidade é aceitar o novo que chega como fruto da semente plantada no passado. A fé nos abre caminho à novidade do Espírito. Só quem crê é capaz de acolher o mistério de Deus em Jesus de Nazaré. No cap. 6 de João, Fé aparece 8 vezes. 
O dom da Fé - “A obra de Deus é que creiais naquele que Ele enviou.” Deus plantou no coração humano a semente da fé que deve crescer, à medida que vamos conhecendo a Verdade e nos abrindo para Deus. A fé nos educa, nos faz crescer, nos amadurece e nos fortalece. A fé verdadeira nos leva a crer na vida, a amar e a lutar para defendê-la; a crer na pessoa humana, filha amada do Pai, convidada a participar de sua Vida, mesmo se enveredou pelo caminho do mal. Deus nunca desiste de nenhum de seus filhos.     
A fé é experiência da pessoa de Jesus. É diferente de religião. Religião é uma instituição. Nela nós fazemos a experiência de Igreja, que é a expressão eclesial da fé.  A pessoa pode ter religião, participar da Igreja, receber os sacramentos, sem convicção de fé. Nunca estamos prontos.  Por isso Jesus insiste tanto na fé.
            O discurso sobre o Pão da Vida é promessa, mas ao mesmo tempo exigência. Jesus não cede, nem ameniza as exigências. O povo vai se afastando, escandalizado com as palavras de Jesus. Ele fica só com os doze. Então, Jesus provoca os apóstolos: Não quereis também vós partir?  E Pedro: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna...”
A Eucaristia é presente de Deus, dom gratuito do seu amor, mas supõe fé. É mistério. Diante dela nos curvarmos, num ato de fé. Depois da consagração, o celebrante proclama à assembleia, convidando-a a mergulhar nesse mistério: Jesus presente sob as espécies de pão e vinho - “Eis o Mistério da Fé!” Então, comungar, não é só um ato de devoção, mas um encontro profundo, com a pessoa de Jesus. E esse encontro transforma!...
            Nosso Compromisso – Nunca estamos prontas. Por isso, buscamos sempre aprofundar a nossa fé e, por nossa vida e missão, despertar a fé nas pessoas, ajudá-las a crescerem nesse dom, a fim de criarem convicção, atitude de vida, que gera atos próprios de discípulo: a prática do amor.
¨      Textos:   Jo 6, 22-69 ;  Mt 8, 5-13;  Jo 20, 24 -27;  Sls. 23;  63.
Irmã Zely de Paula - sdn


Nenhum comentário:

Postar um comentário