Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

domingo, 12 de abril de 2015

CONGRESSO NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA


Aproximadamente 2 mil e 200 Religiosas e Religiosos de todas as regiões do Brasil e alguns países da América Latina, iniciaram na tarde da terça-feira, 07 de abril 2015, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida (SP),  o Congresso Nacional  da Vida Consagrada.
Tema “Assumir o Núcleo Identitário da Vida Consagrada: Atitude Profética, Processo Mistagógico”.
Lema “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho? (Lc 24,32)”, à luz do tema do Ano da Vida Consagrada proposto pelo Papa Francisco, “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”.
Da nossa Congregação éramos nove Irmãs participantes: Ana Maria, Aparecida Silva, Cacilda, Cidinha, Creuza, Maria Lopes, Penha, Sebastiana e Zely. Um tempo de graça! Não podemos deixar que toda experiência vivenciada nestes dias, termine com o encerramento do Congresso, mas sim, recuperar a mística do encontro todos os dias em nossas Comunidades. Recriar o nosso cotidiano com a energia recebida lá, através dos momentos orantes, das palestras, Celebrações Eucarísticas, encontro com as pessoas queridas... Tudo estava tão bonito que me parecia o céu pelo “avesso”!


Destaco algumas frases provocativas de vários assessoras/es:  O que nos atraiu aqui para este Congresso? Fomos alcançados e transformados por Cristo. Gostamos do que somos e amamos o que fazemos. Os discípulos ficaram tristes não porque tinham perdido o amigo, mas por terem perdido a esperança.
Precisamos nos adentrar no mistério que existe dentro de nós e em nossas Comunidades. O que está em jogo não é a VRC, mas o próprio sentido da vida. Que valores temos para passar as novas gerações. A VRC ainda vale a pena? Quando? Quando vivemos para restituir o sentido da vida.
Será que a experiência de Deus está no centro das nossas escolhas? A VRC ainda é mística? Leis e ritos não sustentam mais.
Pensemos em quatro perguntas existenciais:
1.      Quem sou eu?
2.      De onde vim?
3.      Para onde vou?
4.      O que vou comer? Isto é uma mística encarnada, pois somos pessoas humanas.
Quem sabe o porquê, INVENTA UM NOVO COMO?
Sete palavras simples que Jesus utilizou para ensinar: Semente, Joio, Mostarda, Fermento, Tesouro, Pérola e Rede. Os sinais de Deus são pequenos, assim como estes que Jesus utilizava em seus ensinamentos.
Exemplo de uma destas palavras: o fermento – “O Reino do céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado” (Mt 13,33). A mulher é uma pessoa dinamizadora do Reino. Ela permite a energia de Deus acontecer. Ela coloca a vida e a esperança no cotidiano. Fermento escondido na massa. Força de fecundidade escondida que continuamente gerando a vida. O cheiro do pão assado desperta o apetite. E a VRC desperta o quê?
No caminho, Jesus contava as parábolas. Na casa, Ele explicava as parábolas e as palavras se tornavam gestos. No seu cotidiano, você faz a experiência de Deus?


MISTAGOGIA
Dentro de nós há um chamado que precisamos abraçar e lutar por ele. Deus toma a iniciativa de nos conduzir pelo mistério. Aprender através do mistério. Ajudar a pessoa a decodificar, ler, entender os sinais de Deus que já estão nela. “Nós nos tornamos n’Aquele que contemplamos”.
O mistério se compreende numa experiência, e ainda, quando nosso horizonte é largo, isto nos possibilita no reposicionamento frente aos desafios.
Intolerância e busca de paz. Quais são minhas dificuldades para ser tolerante?
No deserto, Elias faz a experiência de se animar, sair da sua depressão. Seu discurso e a prática não se encontram. A brisa leve obriga a Elias a se posicionar. E a VRC?
O que na VRC não nos ajuda mais a fazer a experiência de Deus? Como devolver à VRC o encanto?
Não podemos colocar nossas forças nos números, mas sim na esperança. Uma vocação é um grande sinal que Deus continua chamando.


Diz o Papa Francisco: “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” Segue um trecho de sua Exortação Apostólica – Evangelii Gaudium, onde se manifesta sua preocupação.
“Para quantos estão feridos por antigas divisões, resulta difícil aceitar que os exortemos ao perdão e à reconciliação, porque pensam que ignoramos a sua dor ou pretendemos fazer-lhes perder a memória e os ideais. Mas, se virem o testemunho de comunidades autenticamente fraternas e reconciliadas, isso é sempre uma luz que atrai. Por isso me dói muito comprovar como em algumas comunidades cristãs, e mesmo entre pessoas consagradas, se dá espaço a várias formas de ódio, divisão, calúnia, difamação, vingança, ciúme, a desejos de impor as próprias ideias a todo o custo, e até perseguições que parecem uma implacável caça às bruxas. Quem queremos evangelizar com estes comportamentos?” (EG 100).
Neste ano dedicado à Vida Consagrada, com certeza, em nossas Regionais da CRB, nas Congregações, pessoalmente, teremos várias outras oportunidades para a continuidade destas e outras reflexões iniciadas neste Congresso. Que a Mãe Maria, nos ensine à escuta atenta ao que o Filho Jesus, nos disser.
Irmã Maria Aparecida Rosa, sdn



3 comentários:

  1. Nossa missão é ser Sinal do Cristo Ressuscitado no mundo e para o mundo. Acredito na VRC e na sua força. Sei que esse Seminário reacendeu as chamas do primeiro chamado, do primeiro amor.
    Parabéns Cidinha pelo artigo e por sua seriedade com a VRC. Com as bênçãos da Mãe Aparecida.

    ResponderExcluir
  2. Permanece conosco Senhor, ô ô permanece conosco Senhor! Creio que esse mantra deve está no coração da VRC. Pois Emaús é o lugar que devemos visitar sempre, pedido ao Senhor que perma aneça conosco. PARABÉNS Cidinha! Gostei muito do artigo, o Congresso Nacional da Vida Religiosa é um despertar para um maior compromisso com a missão de ser SAL, e LUZ. Levando para todos a ALEGRIA DO EVANGELHO. Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Muita emoção, ao ver rostos tão familiares e queridos: Ir. Ruth, Ir. Assunção (minha primeira professora), Ir. Penha...
    Quanta saudade desta convivência! Quanta saudade desta Casa...
    Muito tenho que agradecer: a acolhida, o crescimento, a amizade...
    Foram 21 anos de São José, como professora e os mais felizes de minha vida.
    Obrigada, sempre! Pela minha formação enquanto profissional, pela formação de meus filhos.
    Serei sempre, uma Educadora Sacramentina.
    Um beijo carinhoso, em cada uma de vcs.

    ResponderExcluir