Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

MISSÃO VOCACIONAL


 PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU - RIBEIRÃO DAS NEVES, MG
28 e 29 DE MAIO, 2016.
Organizada pela: Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Regional Minas Gerais.
TEMA: DEUS TEM UM PROJETO PARA VOCÊ!
LEMA - “Vão vocês também para minha vinha” (Mt 20, 4b).

Missão Vocacional. O que é?
Segundo o dicionário Aurélio missão é: função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo; comissão diplomática; obrigação, dever instrução de missionários para pregação da fé cristã.
Para nós Cristãs/os missão é: uma ação generosa, livre, gratuita, que nasce de uma motivação interior, uma experiência com o Senhor e, por isso, a pessoa é movida e conduzida por uma força que nada poderá contê-la, nem os desafios, perseguições ou até mesmo ameaças.
SER Missionária/o é Ser Presença do Cristo Vivo neste mundo. Isto se torna visível nos gestos de acolhida, compaixão, solidariedade com os que sofrem, mãos estendidas, vida doada...
Nossa missão inicia com o SIM ao chamado que Deus nos faz. Ele se oferece para entrar em nossa vida, para que ela torne-se o local do seu encontro com aqueles que Ele ama. No batismo, Deus nos vocaciona para a missão. À medida que vamos amadurecendo na fé, Deus vai se revelando e indicando onde e como vamos viver o nosso ser missionária/o.

A nós, compete colocar-se, “apressadamente”, no caminho do discipulado, para transmitir aos outros a paixão que Deus gerou em nossos corações, para que todos encontrem Jesus, o Cristo, que dá maior sentido a nossa vida.
Diz o Papa Francisco: Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”.
Nós nos realizamos como pessoa humana, quando nos colocamos a serviço uns dos outros, promovendo a vida, gerando comunhão e testemunhando nossa fé. Isto não significa viver de momentos de missão ou de solidariedade, nem mesmo, fazer missão em um determinado lugar, mas, sim, a exemplo de Jesus, nos sentir missionárias/os sempre e em tudo que realizamos, a favor do Reino de Deus, em vista de um bem maior na vida das pessoas.
O caminho de identificação com Jesus é este: “Eu estava com fome e vocês me deram de comer; eu estava com sede e me deram de beber; eu era estrangeiro e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa e me vestiram; eu estava doente e cuidaram de mim; eu estava na prisão e vocês foram me visitar” (Mt 25,35-36).

Vocação o que é? 
Segundo o Dicionário Aurélio: Ato de chamar; escolha, predestinação; tendência; talento, aptidão.
Para nós Cristãs/os: A palavra vocação vem do verbo latim "vocare” = chamar. Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e responde. É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão. Ele nos chama pessoalmente e pelo nome, pelos valores que nos atraem, pela comunidade, pelas necessidades do mundo e da Igreja, através de mediadores diretos ou indiretos.
A palavra “vocação” refere-se sempre ao ato de chamar, de escolha e de disposição para algo ou para alguma missão. Pelo Batismo, somos chamadas/os a uma vida cristã como filhas e filhos de Deus. “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos”.

Irmã Maria Aparecida Rosa, sdn

Nenhum comentário:

Postar um comentário