Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

MISSÃO JOVEM - 2016



Coordenada pelo Colégio Nossa Senhora das Graças - Patos de Minas, MG.
Realizada com a participação das Irmãs Sacramentinas, dos Professores e Professoras, e dos Alunos e Alunas, no dia 18 de junho, na Comunidade Alagoas - Distrito de Patos de Minas.

Na tarde de sexta feira, dia 17, as Irmãs: Zely e Cidinha e as formandas: Ágna e Patrícia se encontraram no Colégio com o grupo da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) e com a Infância e Adolescência Missionária (IAM). Como sempre, uma experiência encantadora! 

À noite deste mesmo dia, nos encontramos com a Comunidade de Alagoas para uma reflexão com jovens e adultos, sobre Vocação, Missão e Profissão. Tomadas/os pelo silêncio, característica marcante da zona rural, desenvolvemos nosso trabalho de forma orante, livre... momento gostoso de se viver!

No dia seguinte, sábado, com muita alegria e disposição tivemos a presença de um grupo jovem, alunas/os, professoras/es do CNSG  para as visitas missionárias. Vejam alguns testemunhos:

De fato, foi uma vivência religiosa, cristã e católica e, portanto, universal. Como experienciamos momentos de graça e de bondade de Deus se manifestando presente em nosso meio. Agradeço a Congregação e ao CNSG a possibilidade de vivermos intensamente estes dois dias. E, de modo especial, agradeço a presença enriquecedora das Irmãs Sacramentinas (Irmã Marina, Irmã Jovelina, Irmã Cidinha, Irmã Zely, noviça Ágna e aspirante Patrícia) como testemunhas da presença de Deus nestes dois dias em nossa escola e na Missão Jovem” (Prof. Paulo César Soares).


“Que essa linda Nossa Senhora a proteja sempre,  olhe e cuide de toda Congregação.
Ontem voltei da missão muito feliz e alimentada pelas belas e profundas palavras da Irma Cidinha. Ela é uma pessoa abençoada! Tive a alegria de participar novamente do grupo dela com os demais alunos. Fico impressionada com a capacidade que ela tem de lidar com as pessoas, com as famílias e como as palavras saem da sua boca com tanta sabedoria.... quer dizer, palavras que saem do coração.
Minha gripe até sarou e meus joelhos nem doeram.... não tive tempo de pensar nisso... tudo foi maravilhoso! 
Agradeço a Deus e a vocês por essa oportunidade” (Ex Professora no Colégio e Missionária Leiga Sacramentina - Roseane).


“Aguentei muito bem a missão, caminhamos bastante, meu grupo conseguiu visitar 24 casas, fomos bem recebidos. Achei ótimo rever os alunos, pastoral e as Irmãs. Voltei renovada, foi muito bom” (Assessora Educacional em licença Celina).


“Nós ficamos sempre e imensamente felizes pela visita de todas as Irmãs e todos que estão evangelizando. Esperamos recebê-los todos os anos. Quero também dizer que muitas bênçãos do céu chegaram em nossas casas por interseção do Padre Júlio Maria. Que Deus seja louvado por tudo isso e que Deus proteja todas as Irmãs e todos que estão evangelizando” (Madalena, mãe do miraculado, Sérgio).

“A cada experiência de missão que faço, confirmo a certeza desta verdade: ‘A missão é de Deus’. Nós somos chamadas/os a participar, a ser instrumentos em suas mãos. Mais uma vez, assim aconteceu na Missão Jovem em Patos de Minas.
No trabalho que fizemos com a PJE e com a IAM no Colégio percebemos o interesse e entusiasmo pela missão. Foi bonito e animador!
Em Alagoas nas visitas missionárias. Foi uma oportunidade de sentir que Deus vai à frente; já estava lá, quando a gente chegava. Pessoas sofridas, carentes em todos os aspectos, idosos solitários, todos nos receberam com um olhar acolhedor, com gestos e palavras que eram lições de amor e vida. Esta missão foi mais um sinal do amor misericordioso de Deus Pai na vida de seus filhos” (rmã Zely).


“A experiência da Missão Jovem para mim foi muito rica. Me levou a pensar na minha vocação e missão através daquelas famílias às quais visitamos. Em cada família encontrei um pouco de mim, foi uma experiência extraordinária porque além de deixar um pouco do meu melhor, também trouxe um pouco de cada família comigo. Minha maior felicidade foi ver a união, alegria, amor e o cuidado das equipes que se disponibilizaram a sair da sua realidade (cidade) para conhecer outra diferente. O brilho nos olhos a satisfação com que saíram dessa missão, sabendo que deram seu melhor e que testemunharam o Cristo, que aquelas famílias tanto esperavam encontrar naquele dia! São experiências assim, que fortalecem cada dia mas meu discernimento vocacional e meu entusiasmo a cada dia, de saber que estou realmente me encontrando e melhor ainda, saber que estou no lugar certo e que minha missão é nesta Congregação” (Patrícia Dias - Aspirante das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora).

“Nesta Missão tive oportunidades e experiências vividas que deixaram recordações e amizades. A missão nos ensina e nos leva além do que pensamos e sabemos. Como foi gratificante conhecer o Colégio Nossa Senhora das Graças e a missão que as Irmãs realizam na área da Educação naquela Cidade! Garotada bonita e carinhosa! Nas visitas missionárias, nos dividimos em pequenos grupos e pude perceber, sobretudo no grupo do qual fiz parte, que cada aluna/aluno tem algo de especial a ser compartilhado e que fica marcado nas pessoas. Fiquei tocada pelos olhares simples daquelas pessoas. Uma simples conversa, um pouco de atenção era suficiente para renovar suas forças frentes aos seus desafios, um alívio em seus sofrimentos. Nesta atitude de escuta aprendi mais do que ensinei. Foi um aprendizado. Senti como apelo de Deus em minha caminhada: ir aonde as pessoas necessitam de uma presença amorosa” Ágna Alves - Noviça das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.

“MISSÃO JOVEM DOS ALUNOS DO CNSG/PATOS DE MINAS
         “Não nos cansemos de fazer o bem”...(Gal.6,9) é assim que Ir. Jovelina sempre motiva as pessoas.
         Sem esmorecimento por parte da equipe de pastoral escolar e embalada pelo entusiasmo dos alunos do Ensino Médio e da PJE, aconteceu a Missão Jovem, na comunidade de Alagoas, distrito de Patos de Minas, nos dias 17 e 18 de junho/2016.
         Pela quarta vez, o Colégio Nossa Senhora das Graças realiza com os alunos, principalmente com o 3º ano do ensino médio, uma missão rural, nessa comunidade, durante a qual, eles têm a oportunidade de exercerem o protagonismo de jovens cristãos. 
         Essa semente missionária já foi lançada, em outras comunidades rurais, sendo, cada ano, em uma. No entanto, a equipe e mesmo as pessoas da comunidade perceberam que a semente lançada precisava  ser regada e cuidada, para crescer. A partir dessa reflexão, priorizamos Alagoas  que é uma comunidade aberta à Palavra de Deus e acolhedora da juventude. Alagoas já é a extensão missionária do Colégio Nossa Senhora das Graças  e os alunos esperam essa missão, com grande entusiasmo, o que acontece  também com os “alagoenses”.   
         Como sempre, contamos com a organização  alegre e eficiente da Equipe de Pastoral do CNSG, juntamente com as coordenadoras dos segmentos e voluntários da IAM( Infância e Adolescência Missionária) e MLS (Missionários Leigos Sacramentinos), com os Frades Capuchinhos e uma equipe de Irmãs Sacramentinas coordenada pela Ir. Cidinha. Neste ano, participaram as Irmãs: Zely, Cidinha e as formandas: Agna e Patrícia. É sempre um momento de revigoramento da nossa vocação missionária e a presença atuante das Irmãs, no Colégio e no meio rural, fortalece nossa missão de Educadoras e Educadores  Sacramentinos.
         A todos e todas que colaboraram, mais uma vez, com a Missão Jovem do CNSG, nosso profundo Deus lhes pague e, tenham certeza: vocês deixaram rastros de luz por onde passaram. Sintam o carinho e a gratidão das Irmãs: Marina e Jovelina que ficamos na retaguarda” Irmã Marina - Diretora do Colégio.


Parafraseando o Papa Francisco, podemos dizer que uma ‘Escola em Saída’ faz muito bem a quem sai e a quem recebe as pessoas que saíram. A troca de saberes enriquece a educação e qualifica nossa vivência Cristã - Missionária. Como foi bonito compartilhar palavras, experiências, lanche, incentivos! Tudo isso nos leva a dizer como São Paulo: Por tudo dai graças...
Irmã Maria Aparecida Rosa, sdn


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário