Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

CATOLICISMO POPULAR INCULTURADO


            A fé católica é marcada pela oficialidade da Igreja, através de  rubricas, normas,  valores litúrgicos, riqueza de doutrina, princípios que garantem unidade e estabilidade.
“A Igreja Católica não  pode perder o caráter oficial como instituição sólida e depositária de um imensurável potencial, mas a Igreja é também uma realidade que se supera a si mesma quando se vê presente em diversas expressões religiosas que não se dão dentro de sua prática sistemática. Chamamos essa realidade de “Religiosidade Popular”-Dom Eraldo Bispo da Silva- Bispo Diocesano de Patos da Paraíba
“Esta maneira de expressar a fé está presente em diversas formas em todos os setores sociais, em uma multidão que merece nosso respeito e carinho, porque sua piedade reflete uma sede de Deus, que somente os pobres e simples podem conhecer. A religião do povo latino-americano é a expressão da fé católica. Um catolicismo popular, profundamente inculturado, que contém a dimensão mais valiosa da cultura latino-americana” (Dap, 258)
Os bispos, reunidos em Aparecida, por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, nos dias 13 a 31 de maio de 2007, reforçam o respeito que a Igreja deve ter com as expressões religiosas dos povos do continente, principalmente com aquelas que cantam, dançam, rezam e exaltam a pessoa de Maria, mãe de Jesus, e os santos ditos “populares”.
De norte a sul e do leste ao oeste do nosso país, o povo simples eleva a Deus súplicas e lamentos; ações de graças e ofertas, através de homenagens singelas aos santos populares e em épocas específicas, como no tempo do Natal e dos Festejos Juninos.
Revendo a história, confirma-se que tais práticas foram trazidas e implantadas pelos colonizadores, principalmente pelos portugueses, espanhóis, franceses, mescladas pelas crenças africanas. É muito variado esse  tecido de crenças e de expressões místicas  que encantam e alegram todos os tipos de pessoas e classes sociais: congados, folias de reis, quadrilhas, fogaréu, festa do Divino, festa de Nossa Senhora do Rosário, Círio de Nazaré, as Pastorinhas e tantas outras mais.



Em junho, há um destaque especial para os  santos celebrados no Mês: Santo Antonio(13), São João Batista (24) e São Pedro e São Paulo (29). Independente das liturgias da Igreja Católica relembrando o testemunho de santidade dos  santos juninos, o povo também expressa sua fé simples, espontânea e pura, nas ruas campos e estradas, agradecendo a colheita farta, reacendendo  crenças e  superstições, celebrando a vida, provocando a alegria e a festa. É a sede de Deus que existe no coração de todas as pessoas que aflora no tempo junino. Quantos fatos miraculosos de Santo Antônio são relembrados! Fatos talvez jocosos, até. A vida austera de João Batista e a certeza que São Pedro tem as “chaves” que abrem ou fecham as portas do  céu... é ele  também que abre ou fecha  as torneiras  do céu para chover ou não... tudo relembrado e celebrado  na simplicidade,  com fogueiras, fogos, comidas típicas, trajes caipiras e danças. Expressões populares que provocam e  encantam,  alegram e   faz com que os “sonhos de um país mais justo, mais humano e mais ético” subam junto com os balões e fogos; queima-se a maldade nas fogueiras e o casamento volta a ser o selo das famílias tão queridas por Deus.
As Festas e Celebrações do mês de junho são irresistíveis e contribuem para a união das famílias e das várias classes sociais.
A religiosidade popular vem ao encontro do imaginário do povo e por isso, a Igreja, na sua sabedoria, participa, orienta e respeita.
Festa do Divo em Alvarães - AM

“É verdade que a fé, que se encarnou na cultura, pode ser aprofundada e penetrar, cada vez mais, na forma de viver de nossos povos”... “A piedade popular é imprescindível ponto de partida para conseguir que a fé do povo amadureça e se faça mais fecunda”.(Dap.nº 262).
Como discípulos(as) missionários(as), celebremos, com o povo, suas expressões de religiosidade e fé e assim estaremos colaborando para uma   convivência sem fronteiras  que é o sonho de Deus.
Irmã Marina Guilhermina de Oliveira- sdn


Nenhum comentário:

Postar um comentário