Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

segunda-feira, 4 de março de 2019


IRMÃS SACRAMENTINAS DE NOSSA SENHORA
CAMINHANDO NA ESPERANÇA
CONSTRUINDO SONHOS
COMPARTILHANDO AMOR

Nós, Irmãs Sacamentinas de Nossa Senhora, Congregação brasileira, mineira, nascida em Manhumirim, temos algo a anunciar...
Com júbilo e gratidão estamos celebrando 90 Anos de história! 

Nascemos na pobreza de Jesus de Nazaré e da sabedoria e insistência de Dom Carloto Távora, bispo de Caratinga, Minas Gerais, que reconheceu no Padre Júlio Maria De Lombaerde o carisma de Fundador.

Dom Carloto sentia a necessidade de Religiosas na sua Diocese, especialmente para formar professoras catequistas. Resistindo, a princípio, Padre Júlio Maria atendeu, num ato de obediência, ao pedido do bispo, quando viu nele a manifestação da vontade de Deus.
Na noite de 24 de dezembro de 1929, a Congregação nascia, fruto de um coração obediente e da coragem de sete jovens, entre elas, Irmã Maria Beatriz Frambach, que logo foi convidada pelo Fundador para ajudá-lo na missão de liderar o grupo iniciante, tornando-se a Cofundadora.
Dos lábios do Padre Júlio Maria, as primeiras Irmãs acolheram o lema da Congregação: AMOR E SACRIFÍCIO. O tempo, a história e as Irmãs que viveram as primeiras décadas, sabem bem o que significaram estas duas palavras - Amor e Sacrifício. Um começo de muita carência. Contavam apenas com a graça de Deus. Construir, aprender, ensinar, viver, sair em missão, conviver com as dificuldades próprias daquele tempo... Logo no início, experimentaram o sentido profundo deste lema, enfrentando a resistência e a perseguição dos dirigentes do município. Estes perceberam que as obras do Padre Júlio Maria seriam empecilho à manutenção do seu poder e controle público. Mas, filhas de um lutador, as Irmãs se mantiveram de pé!
Através de sua vida de apaixonado missionário, Padre Júlio Maria deixou-nos uma grande herança: compromisso com o Evangelho, com o anúncio do Reino, com a Igreja e o povo; denúncia a tudo que se opõe à vida, aos valores do Reino a aos princípios da fé cristã; vivência e anúncio vibrante da Eucaristia e de Maria; criatividade na busca de recursos para a sobrevivência e evangelização.
Madre Maria Beatriz foi uma mulher comprometida com a vontade do Pai. “Fazer a vontade de Deus” era seu ideal de santidade, seu programa de vida. Soube sempre dizer sim a Ele. Esse dom, verdadeiro presente de Deus, que marcou e iluminou o seu caminho de santidade, foi enriquecido depois, com o aprofundamento da espiritualidade missionário-eucarístico-mariana, fundamento do nosso Carisma, tesouro legado à Congregação das Irmãs Sacramentinas pelo seu Fundador, Padre Júlio Maria, de quem Madre Beatriz foi fiel discípula. Aprendeu com ele a viver o amor a Eucaristia e a Maria, amor que ela soube cultivar, difundir e nele crescer.  
O sonho da Madre Beatriz era que as Irmãs vivessem na fraternidade como os primeiros cristãos, numa comunhão de vida, de amor, de união. Buscou na Palavra de Deus um lema para a vida das Comunidades e para toda a Congregação. Em suas Circulares às Comunidades, sempre motivou à vivência desse ideal: “Um só coração, uma só alma”.
Hoje, entendemos que nosso Carisma e Missão exigem de nós a luta pela justiça, igualdade e partilha, na vivência da fraternidade, construindo a comunhão.
Na ação apostólico-missionária, assumimos as orientações da Igreja, na qual estamos inseridas. Nossa missão se expressa na educação, saúde, inserção nos meios populares, catequese, educação da fé, formação de lideranças e no serviço da acolhida.

Nestes 90 Anos de história, sustentadas pela graça divina, vivemos a nossa vocação, buscando ser resposta aos apelos de Deus. Foram inúmeros os sinais de sua presença, manifestados nesta caminhada histórica!... Temos muito a agradecer!
Vamos cantar o nosso “Magnificat”, realizando ao longo do ano, entre muitas atividades das nossas Comunidades, uma Peregrinação a Casa Mãe, Manhumirim, Minas Gerais, berço da Congregação, lugar místico, memorial sagrado da Vida Sacramentina, onde renovamos as nossas forças, o nosso encanto pela Vida Religiosa Consagrada, a paixão pelo Reino e o vigor missionário.  
O encerramento das celebrações dos 90 Anos da Congregação acontecerá no dia 24 de dezembro de 2019. Será um momento de gratidão e louvor, recordando o nascimento de Jesus e da Congregação.  

Irmãs Solange Pereira Barros e Zely de Paula; SDN.
Belo Horizonte, MG.







Um comentário:

  1. Gostaria de saber como faço pra comprar o livro, ela é minha tia-avó e gostaria de ter está lembrança dela.

    ResponderExcluir