Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

 

Imagem do filme

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

Comentário sobre o filme

O filme conta a história do menino Willian do Malawi – África, que enfrenta seus medos e não aceitação para salvar a vida do seu povo. Por seus pais não terem dinheiro para pagar a mensalidade da escola o garoto William, buscava após a aula em um monte de ferro velho algo para vender e conseguir ajudar seus pais na mensalidade, afinal estudar ainda era a forma de um futuro melhor. E como era de esperar com a destruição das arvores e a falta de água os moradores do Malawi, começaram a passar grandes dificuldades, pois nenhuma plantação conseguia desenvolver, começou a escassez de grãos para a alimentação, os animais começam a morrer e moradores começam a passar fome e abandonaram a região.  O filme mostra a natureza que aos poucos ia se  acabando e William acompanha todos os desafios de seus pais em meios aos sofrimentos ao ver seus vizinhos e parentes vender para o governo, aquilo que ainda era a esperança e a sustentabilidade da região, as árvores.

O olhar atento do garoto William, sua inteligência e busca incansável por acreditar que era possível devolver a vida aquele povo, ele inova naquela região algo que já existia em muitos lugares, busca o conhecimento e aproveitando das pequenas oportunidades ele se refugiava na biblioteca, aprimorando seu conhecimento sobre engenharia e o sistema de energia eólica, tornando isso a fonte de inspiração para concretização de seus sonhos.

Com coisas jogadas no lixo, junto com o que ele apreende na escola, em meios as dificuldades e desafios da seca e da fome, surge uma ideia inovadora, William, começo a dar vida a seu sonho procurando peças que o ajude de alguma forma, na construção do moinho de vento para assim tentar devolver a esperança ao seu povo. Com o vento forte que existe naquela região, junto com a força de construir algo, William quebra regras, luta contra o pai e é desafiado pelo próprio pai, para conseguir o que quer. William percorre a descoberta com olhar empreender, vai além com sua imaginação, busca a ajuda dos amigos, mostra que é possível, procura pelo pai, mostrando seu projeto arriscando pedir do pai sua bicicleta, único meio de transporte diante do calor, pobreza e seca. O pai não o compreende e o desafia a parar de brincar e ir trabalhar. William mesmo não encontrando ajuda, sendo abandonado, com inúmeras dificuldades, barrado, ameaçado ele não desiste de acreditar em seu potencial, sonhos de um olhar empreendedor que consegue ver a solução. 

Imagem do filme

Com a busca e a luta incansável por seus sonhos e a seca sempre maior seu pai resolve dar o voto de confiança. E aquele povo começa a ajudar a colocar seu projeto em pratica. Devolvendo assim o verde aquela terra seca, a vida ao povo sedento, o brilho e sorriso do povo.

O Filme é muito inspirador e nos inspira a não nos cansarmos de lutar por aquilo que acreditamos que as nossas sedes não sejam de seca, mas de busca.  Ao ver o filme é possível se perguntar, como em um mundo tão desenvolvido, esta realidade ainda existe?  (Pobreza, seca, fome, morte, poder dominador, incoerência, falta de dialogo e partilha). O poder político, de forma desordenada é capaz de destruir o pouco de esperança que ainda há no povo!

Se a vida fosse realmente prioridade em um plano governamental, não existiriam tantas barragens trazendo risco, tantas barreiras para o ser humano mais pobre, tanta fome e dor.  Se ousássemos acreditar mais nas pessoas que buscam se doar em prol de projetos que visam a melhoria da sociedade o mundo teria outra rosto. Afinal, existem pessoas buscando sinal de vida e esperança para o seu povo.

Imagem do filme









Irmã Julimar da Silva Leonardo, sdn

Nenhum comentário:

Postar um comentário