Sejam Bem Vidos!!!

A vida é presente de Deus! Cuidar bem dela é nosso dever. Dar sentido à vida é uma opção que cada pessoa faz. Este blogger apresenta para você oportunidades de conhecer nossa missão.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

GESTÃO DE SI MESMO



ENCONTRO DE FUNCIONÁRIAS/OS ESCOLAS SACRAMENTINAS

Casa Central das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.
Belo Horizonte, MG - 20/09/2014.

Momento orante - Cada pessoa é um “DIAMANTE”.
Tema do encontro: Gestão de Si Mesmo
Assessor: Rodrigo Sávio (Psicólogo)

Vivemos num mundo em transformação! Muitas mudanças vêm acontecendo ao nosso redor e cada vez mais rápido! É verdade que já vimos grandes mudanças acontecerem, mas, a maior mudança acontece dentro de nós mesmas/os!
Exercício pessoal - Tente destacar os maiores acontecimentos/mudanças que já aconteceram em sua vida nas seguintes etapas:
De 0 aos 07 anos..........
07 aos 14 anos..........
14 aos 21 anos..........
Vida adulta..........
Em uma breve partilha, algumas pessoas se manifestaram partilhando marcas que ficaram registradas em sua vida, e, que foi preciso muito esforço para não se deixar prender naquelas que negativamente influenciaram.
Continuou o assessor. Somos protagonistas da vida. Caminhamos entre as dificuldades, mas não podemos nos deixar vencer por elas. Precisamos aprender com os obstáculos, estabelecer metas, se posicionar na vida, tendo um rumo certo a ser percorrido. A gestão de si mesmo exige que saibamos cuidar de nós mesmos para melhor cuidarmos dos outros.
E nossa luta de cada dia, como vai? Neste contexto como está minha vida? Exercício da roda da vida. De 0 a 10, que nota me dou?


Comunicação intrapessoal
Como você vê a vida?
Estabelecer prioridade: Você sabe?
Percepção de si: Profecias autorealizantes.
Por que exigimos tanto da vida para ser feliz? As pessoas é que me informam sobre meus sentimentos ou Eu, os identifico, os reconheço?
O assessor sempre intercalava a reflexão teórica do tema com experiências práticas. Foi uma manhã de muito trabalho. Valeu!
Para iniciar a parte da tarde tivemos uma divertida recreação. Um bingo, coordenado por Heloisa e Alex, assessores administrativos do Colégio Nossa Senhora das Graças de Patos de Minas. 1º prêmio: uma sexta bonita, com balas, biscoitos, bolo, chocolate, etc. 2º prêmio: um saco de laranja! O que esperar do 3º prêmio?! Uma melancia de todo tamanho! Divertimo-nos muito!


Em seguida as Irmãs Cacilda, Penha e Maria do Carmo, dinamizaram os trabalhos em três blocos. Primeiro: Vida e missão do Padre Júlio Maria e Madre Beatriz e, a história do surgimento da Congregação. Segundo: Visão Socioeducativa da Instituição. Terceiro: Uma reflexão a partir do tema “Todos somos educadores”.
Com este dia de trabalho, entendemos que precisamos levar a sério o cuidado conosco mesmas/os = gestão se si mesmo.

É tão comum cuidarmos bem dos instrumentos de trabalho, dos aparelhos eletrônicos que possuímos, até procuramos conhecê-los melhor através do seu manual de instrução, tudo isso, para não lhe causar nenhum dano. Correto?! Mas, o que continua nos desafiando é o cuidado na relação com as pessoas... Somos chamadas/os a viver neste mundo, numa relação de irmandade, sabendo que as pessoas são diferentes umas das outras. “Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos” (Mt 28,8). 


Para isso, precisamos nos dedicar aos quatro pilares da Gestão de Si Mesmo:

] Autoconhecimento - Quem Sou Eu? Quando me esforço para saber: Quem sou eu; como me posiciono diante da vida; quais são as minhas habilidades; o que me desafia; como me comporto frente às dificuldades... Enfim, quanto mais informações eu tiver a meu respeito, maior também é a minha possibilidade de conhecimento. Se conheço bem a mim mesma/o mais fácil se torna a minha relação com o outro. O nosso “manual” de instruções sobre nós mesmas/os vem por dentro e não por fora. Por isso, é no convívio que nos possibilita saber quem somos e quem são aqueles que estão ao nosso redor. “Ninguém deseja e nem ama o que não conhece”.

] Autodisciplina - Depois de saber quem sou facilita saber o que quero e, do que preciso para viver feliz e me relacionar bem comigo, com outros, com Deus e com a natureza. Então, é preciso estabelecer limites e saber escolher em todo momento aquilo que me sustenta em uma relação saudável com a vida. Eu me coloco em uma atitude de observação de mim mesma/o, numa relação de cuidado e não de “policiamento” me dizendo: isto pode e isso não pode. Quem ama cuida.

] Autoconfiança - Acreditar todos os dias que sou uma pessoa boa, capaz de conduzir minha vida de maneira agradável, com leveza e de forma criativa. Ter consciência do potencial que trago no mais profundo de mim mesma/o. Trazemos em nossa essência o DNA de Deus. Para que as pessoas acreditem em mim, esta atitude de credibilidade deverá ser primeira exercitada por mim. No confronto com as pessoas é que eu vou me afirmando naquilo que sou e acredito. Como posso exigir que as pessoas acreditem em mim, se eu mesma/o não acredito?

] Fisiologia - Como tenho cuidado da minha saúde? O corpo fala o tempo todo. Mas, acreditamos em sua linguagem? Entendemos bem quando no painel do carro, acende uma luz acusando reserva do combustível. Sabemos resolver o problema do data show quando este não quer projetar a palestra/aula que preparamos com tanta dedicação e assim vai... Porém, temos dificuldades em reservar um tempo para escutar e interpretar o que o nosso corpo nos diz. Para chamar a nossa atenção, ele tem que gritar, em alguns casos, através de doenças graves. Aí sim, paramos, mas já fora de hora! A nossa vida é Dom de Deus. Ele quis, e continua querendo sempre, revelar em cada uma e em cada um de nós o seu grande amor. Desde o ventre materno, Ele nos acompanha cuidadosamente! “Eu, Javé, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações” (Is 42,6).   

Senhor, que saibamos colocar em prática o que aprendemos e ensinamos!

Irmã Maria Aparecida Rosa, sdn



Nenhum comentário:

Postar um comentário